Que profissão mais linda! Ensinar as pessoas a se nutrir, a comer bem e assim conquistar o peso mais saudável possível.
Mas ser nutricionista é trabalhar com algo que sustenta todas as outras profissões: o alimento.
Se estiver com anemia, o engenheiro não trabalha bem. Se comer errado o médico não aguenta sua jornada de trabalho. Se comer em excesso a diarista pode desenvolver alguma doença crônica não transmissível (por exemplo diabetes). Se o intestino do advogado não estiver funcionando adequadamente, ele não vai desempenhar suas habilidades da melhor forma.
Percebe a importância da boa nutrição?
E veja aqui que nem precisei citar “aumento de massa muscular” ou “deixar o abdome tanquinho”.
Mas, não é fácil ser nutricionista num mundo onde a nutrição está caótica e as pessoas estão perdidas.
No desespero e a vontade incontrolável de que apareça uma solução mágica para o seu problema, as pessoas agem sem pensar, sem questionar, sem sequer saber o motivo real do que está fazendo. O pensamento é um só: conseguir o que tanto se deseja. Por isso há pessoas vendendo curas fantasiosas contra o câncer, dietas fantasiosas para atingir o corpo perfeito, alimentos com propriedades mágicas e tantas outras promessas.
Dias atrás, um vendedor me induziu a acreditar nos 1001 poderes mágicos do seu produto e ainda utilizou o argumento de autoridade para me convencer: “Veja os vídeos no YouTube do médico X”.
Ontem, uma paciente me perguntou se poderia usar um suplemento chamado “Nutridrink”, já que a vendedora da farmácia tinha lhe dito que era muito bom.
As pessoas perderam a capacidade de questionar as informações.
Não seira mais lógico minha paciente pensar: “Se o Nutridrink é tão bom, porque a nutricionista não colocou na dieta?” ou “Por que na minha dieta tem Whey Protein e não o Nutridrink?” ou ainda, “Quais são os ingredientes do Nutridrink?”
Se você tiver o hábito de questionar, será muito mais difícil de você ser enganada ou manipulada. Porém, a realidade é que as pessoas buscam o caminho mais fácil e não tem nenhum senso crítico, especialmente quando é dito o que se quer ouvir.
Num momento de comemoração dessa profissão tão linda, desejo que você aprenda cada vez mais sobre alimentação saudável, como ela é e como ela deve ser de fato para que possa fazer boas escolhas.
Tenha em mente um conceito muito básico: a natureza não errou. Não existe nenhum alimento que venha da natureza, seja ele leite, trigo ou qualquer outro, que seja vilão. Vilões somos nós que fazemos xarope de frutose do milho e refinamos o trigo até virar uma farinha pobre em fibras e nutrientes. Pequenos processamentos como transformar o trigo em farinha integral ou transformar o grão de aveia em aveia em flocos nunca foram e jamais serão um problema.
Tudo que é necessário saber para se ter uma alimentação saudável já foi descoberto.
Chega dessa medicalização da alimentação. Não acredite em tudo que vê ou que digam. Não acredite em propriedades mágicas dos alimentos. Não acredite que é possível curar tudo com dieta e não faça suas escolhas alimentares baseadas em supostos milagres ou malefícios dos alimentos. Quando a sua dieta é saudável, ela por si só será a chave para a prevenção de doenças.
Um beijo enorme!
ahh que profissão linda! parabéns pela dedicação